segunda-feira, 27 de abril de 2009

Cap. 5 - Globalização dos meios de produção

Condições favoráveis

Nesse capítulo, o enfoque será sobre a globalização dos meios de produção.
Para que o processo de globalização atingisse os meios de produção foi necessário que houvesse no mundo condições favoráveis para tanto. O fator que mais contribuiu para isso foi desenvolvimento dos meios de comunicação e de transporte.
A partir do momento em que ficou mais fácil falar com qualquer pessoa, a qualquer hora, em qualquer lugar do mundo, estava denotado para sempre o processo de integração dos povos.
O comércio exterior de muitos países foi acelerado, o volume de negócios internacionais aumentou, as mercadorias passaram a circular em maior quantidade e os transportes também tiveram de se adaptar a esse ritmo.
O meio de transporte que mais se desenvolveu para acompanhar o progresso das telecomunicações foi o avião.
Na última década do séc. XX tornou-se comum os aviões comerciais terem perto de 400 lugares, além de grande capacidade de acomodações de bagagem. Como se não bastasse, passarem a se descolar com velocidade de quase mil quilômetros por hora.
Com o avanço das telecomunicações e dos transportes, entrou em cena o terceiro elemento da aceleração do processo de globalização da produção: a ambição do ser humano.
Numa primeira etapa, os comerciantes ficaram felizes com o volume de vendas de produtos importados. Mas o país como um todo não ficou. Sabe porque?
Porque a onda de importações
trouxe consigo a concorrência desleal do preço baixo. Desse modo, os produtos nacionais perderam muito o poder de competição e várias indústrias diminuíram seus fatoramentos. Consequência inevitável disso : desemprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário